A importância de uma noite bem dormida para a saúde

Com o dia a dia cada vez mais agitado, dormir bem se torna cada vez mais importante para que tenhamos uma boa qualidade de vida. Estresse, preocupações com o trabalho e com a família, problemas financeiros, correria, trânsito, ou seja, ao final do dia é estritamente necessário um descanso renovador através do sono. Mas como fazer para voltar à calma e dormir com tranquilidade? Como relaxar e fazer com que as atribulações não interfiram no nosso sono? Confira no artigo!

Por que o sono é importante?

É através do sono que nos recompomos de um dia intenso, repleto de atividades. No longo prazo, a insônia ou privação do sono pode comprometer seriamente a nossa saúde. O sono nos refaz e nos desliga das preocupações e é por isso que ele é essencial para a boa saúde. O organismo durante o sono produz hormônios importantes para seu perfeito funcionamento. Um sono tranquilo contribui para o bom humor e prepara para enfrentar um dia livre de estresse. É durante o sono que o corpo relaxa e os músculos descansam.

O hormônio do crescimento, conhecido como GH, que é liberado pelo organismo à noite, durante o sono, é muito importante. Ele é produzido cerca de meia hora após a pessoa ter dormido. Das várias funções do hormônio do crescimento, algumas muito importantes são a manutenção do tônus muscular, a melhora do desempenho físico e o combate a osteoporose. Pessoas com poucas horas de sono têm o tempo de sono profundo diminuído e, por consequência, a menor produção desse hormônio essencial para a saúde. Vale lembrar que o sono da noite é muito importante, em especial para o crescimento das crianças, pois é nesse período que o hormônio GH é produzido.

Qual o tempo ideal de sono por noite?

Essa é uma questão muito individual, já que cada um tem suas necessidades próprias de sono. Existem pessoas que dormem seis horas por noite e se sentem bem ao acordar, totalmente revigoradas. Já outras necessitam de 8 horas ou mais, cada um aos poucos vai conhecendo quais são suas necessidades diárias de sono. No geral, 8 horas são suficientes para um descanso tranquilo. As crianças, no entanto, precisam de 10 horas ou mais de sono por noite, visto que estão em fase de crescimento.

Qual o melhor horário de ir deitar?

O ideal é ir para a cama antes da meia-noite, pois é nesse período que alguns hormônios são produzidos pelo organismo e quanto mais tarde você dormir menor será a produção desses hormônios. Mas o ideal é uma rotina, pois seu organismo se adapta a ela e quando vai chegando próximo ao horário fica mais fácil pegar no sono.

Saiba também que é importante que durma bem todos os dias, pois não existe como repor o sono de uma noite mal dormida, o sono não é cumulativo e o organismo se prejudica.

O que não comer antes de ir para a cama?

Evite pratos pesados à noite. Carboidratos devem ser consumidos até às 20 horas. No jantar, prefira alimentos leves, como frutas, saladas e carnes magras. Próximo ao horário de dormir opte por um chá de camomila ou erva-cidreira, que são calmantes naturais e relaxam. Evite café, chocolate, chá verde ou preto, poi são estimulantes naturais.

Valorize seu momento de descanso, prepare-se para ele, evite som alto, televisão e computador próximo ao horário de ir para cama. Faça desse momento algo tranquilo, pois dessa forma será mais fácil pegar no sono.

Gostou do artigo? Confira no nosso site outros artigos que também podem ser de seu interesse!

One thought

  1. Oi, gostaria de saber se você tem artigos científicos pra disponibilizar, principalmente sobre liberação hormonal durante o sono. Obrigado

Deixe uma resposta