Conheça as diferenças entre Musculação e Treinamento funcional

Todos nós sabemos que para manter a saúde e ficar em forma são necessárias muitas responsabilidades, dentre elas a alimentação balanceada, noites de sono bem-dormidas e práticas de exercícios físicos regulares.

Hoje em dia, são inúmeras as modalidades esportivas que podem ajudar a manter o corpo em forma, mas aqui, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre dois tipos de atividades que são, por vezes, confundidos por algumas pessoas: o treinamento funcional e a musculação.

Conhecendo o treinamento funcional

Dentre os principais objetivos do treinamento funcional estão o ganho de equilíbrio, força, flexibilidade, condicionamento e resistência física. Ele consiste basicamente em utilizar do próprio corpo e dos movimentos naturais do ser humano para fazer o exercício. Por exemplo, correr, agachar, pular, girar ou empurrar são movimentos presentes neste treinamento.

Para maximizar os efeitos, podem ser usados alguns acessórios como bolas, cordas, elásticos ou hastes. O treinamento funcional é uma ótima saída para quem já está cansado da academia e ainda contribui para o emagrecimento, para a redução do percentual de gordura e para a definição da musculatura. Além disso, eles ajudam a prevenir lesões e auxiliam no sistema cardiovascular.

Conhecendo a musculação

A musculação geralmente busca resultados estéticos mais rápidos e maior definição e/ou aumento da massa muscular. Ao contrário do treinamento funcional, a musculação trabalha os grupos musculares de forma isolada e mais específica.

Dentre os resultados desta atividade estão a melhora da força e condicionamento, aumento da massa magra e diminuição do percentual de gordura no corpo.

Comparativo entre as atividades

Como vimos antes, a musculação é indicada para ganho de força e hipertrofia. Para se obter resultados ela deve ser feita de 2 a 5 vezes na semana com até 10 exercícios diferentes por dia. As desvantagens é que ela pode gerar algumas lesões e desequilíbrio estético.

Já o treinamento funcional é indicado para o ganho de força, condicionamento físico e equilíbrio. Deve ser realizado entre 3 a 5 vezes na semana com variedade de exercícios que atinjam até 1 hora. A desvantagem é que podem não contribuir para o aumento da musculatura.

É possível combiná-los no dia a dia?

Não só é possível como também é indicado! O treinamento funcional vai ser capaz de dar a motivação necessária que você precisa ao longo da semana e a musculação dá a força e definição que se deseja em determinada parte do corpo. As modalidades podem ser alternadas ao longo da semana de acordo com seu objetivo. O ideal é que, para criar uma combinação perfeita, você busque a ajuda de um especialista no assunto.

Antes de começar qualquer atividade, você deve procurar um médico que diga se você está apto ou não para estas atividades que exigem um certo esforço. É preciso ainda ter consciência de que os resultados vão depender muito de sua dedicação mas também variam conforme os biotipos. Além disso, a frequência nas aulas e alimentação também vão influenciar.

E você, já é adepto de alguma modalidade esportiva? Prefere praticar exercícios na academia ou ao ar livre? Conte pra gente nos comentários e confira mais dicas como esta em nossa página!

Deixe uma resposta