A importância da água na vida diária

A água é o elemento encontrado em maior proporção no corpo humano e é uma substância essencial para nossa sobrevivência, além de também contribuir com nossa saúde e nossa beleza. Embora não contenha nenhuma caloria, seus componentes são vitais para manter nosso organismo em funcionamento. Por ter um papel tão importante no desempenho das funções do nosso corpo, podemos afirmar que a perda de apenas 20% dela poderia causar problemas sérios em nossa saúde.

Conheça os benefícios da água

A importância da água está relacionada à digestão de alimentos, pois ela ajuda na absorção e no transporte de nutrientes. Sua ação está também ligada à solvência de resíduos do corpo e na redução da toxicidade, contribuindo com o processo de excreção. Dentre as diversas funções da água, podemos citar a manutenção da temperatura do corpo humano. Ela também fornece a base de todas as secreções líquidas existentes no nosso organismo, como lágrimas, saliva e sucos gástricos.

Além de todas essas funções essenciais, o que poucos sabem é que o consumo da água está ligado à beleza. A ingestão de uma quantidade insuficiente de água irá deixar algumas marcas como pele seca e cabelos fracos e sem brilho. Além disso, o consumo de água é recomendado nas dietas de emagrecimento e em tratamentos de celulite. À medida em que envelhecemos, o corpo começa a ressecar devido à perda da quantidade de água total no nosso organismo.

O que a falta de água pode causar?

A falta de água no organismo também pode causar diversos problemas gástricos e intestinais e ainda ocorrências mais graves como cálculos renais e hipertensão. Nos dias de calor, é recomendado consumir bastante água, assim como durante a prática de exercícios físicos ou quando há sintomas de febre, resfriados e outras doenças. Os especialistas são unânimes em afirmar que a água é fonte de saúde e bem-estar. Na mesma proporção que a água traz uma quantidade enorme de benefícios ao organismo, a falta do consumo pode acarretar males diversos. Estudos revelam que a maioria das indisposições e sensações de dor estão relacionadas à desidratação.

O hábito de tomar água em quantidades suficientes pode prevenir e evitar problemas como dores de cabeça, úlceras, artrite e até dor nas costas. A dor de cabeça exemplifica bem a ação da água no organismo. Quando o cérebro percebe que as reservas de água estão no fim, ele aumenta a produção de uma substância conhecida como histamina, que faz com que tenhamos dor de cabeça. É como se o organismo mandasse uma mensagem pedindo a reposição da água. Por isso, diante dessa constatação, muitos médicos têm recomendado a seus pacientes dois copos de água mineral e um tempo de repouso para aqueles que sofrem com dores de cabeça.

Poderíamos citar ainda centenas de benefícios provenientes da água, mas vamos encerrar com apenas alguns dos mais relevantes, para incentivar você a consumir ainda mais esse líquido tão precioso: a água reduz a fome, aumenta a energia, contribui com sua forma física, melhora sua digestão e ainda limpa seu organismo das toxinas.

E você caro, o que achou dessas dicas? Costuma beber bastante água todos os dias? Deixe aqui o seu comentário.

One thought

  1. Beber água, super recomendado… Bebo ao menos 2,5 litros por dia. Recomendo vistar o youtube e ver as palestras do Lair Ribeiro.

Deixe uma resposta