Conheça os benefícios da batata-doce

A batata-doce é um hit no mundo fitness. Variações infinitas do combo ‘batata-doce + frango’ são diariamente postadas pelos marombeiros de plantão na internet. Mas ela realmente faz jus à fama?

A resposta é sim, a batata-doce realmente é um excelente alimento, que quando ingerido adequadamente, dentro de um planejamento alimentar saudável, pode ajudar a emagrecer e a diminuir medidas, principalmente a circunferência da cintura. Confira abaixo:

Benefícios nutricionais

A batata-doce é um tubérculo, como a batata-inglesa, o inhame e mandioquinha. Ela é formada para abrigar reservas de energia da planta, sendo assim rica em carboidratos, vitaminas e minerais. 100 gramas de batata-doce garantem 43% da necessidade diária de vitamina A, e 53% da necessidade diária de vitamina C para um adulto, segundo o Instituto Brasileiro de Qualidade em Horticultura.

Além disso, a hortaliça é rica em vitaminas do complexo B, potássio, ferro e fósforo. Com essas qualidades, a batata-doce ajuda na redução do colesterol além de ser um alimento saciante e auxiliar na absorção dos nutrientes em geral, graças ao seu alto teor em fibras. Fibras essas que ajudam também no trânsito intestinal, reduzindo a incidência de prisão de ventre. E todas essas vantagens, em apenas 77 calorias a cada 100 gramas.

A importância do Índice Glicêmico (IG)

O índice glicêmico serve para avaliar a velocidade com a qual um alimento aumenta os níveis de glicose no sangue. Sabemos que todo carboidrato, ao ser consumido, transforma-se em glicose, que produz energia para o organismo.

Mas quando o índice glicêmico de um alimento é alto, isso significa que, ao consumi-lo, é liberada uma grande quantidade de glicose no sangue rapidamente, fazendo o organismo aumentar os níveis de insulina para metabolizá-la, o que pode causar, a longo prazo, resistência a insulina e o temido diabetes tipo 2. Para piorar a situação, o excedente de glicose no organismo é armazenado em forma de gordura, o que deve ser evitado quando se está tentando emagrecer.

Para emagrecimento e manutenção de peso, são indicados alimentos com IG de baixo a moderado, que é o caso da batata-doce. Com um IG de 77, apresenta um índice moderado, o que a torna indicada para dietas. Um índice glicêmico baixo significa que a glicose é liberada mais lentamente na corrente sanguínea, evitando picos de insulina e diminuindo a sensação de fome, também evitando a hipoglicemia, que é a diminuição excessiva dos níveis de glicose no sangue.

Amido resistente

A batata-doce é rica em amido resistente, que é um alimento probiótico (ajuda na manutenção da flora intestinal), além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, pela propriedade que tem o amido resistente em se ligar às moléculas de gordura, impedindo sua absorção pelo organismo.

Como consumir

O ideal é ingeri-la com uma fonte de proteínas, sendo muito comum a combinação batata-doce/frango. Mas você pode experimentar da forma que mais lhe agradar. Porém, evite comê-la frita, já que preparada dessa forma traria um aumento excessivo no número de calorias. Como ela é um alimento de liberação lenta de energia, o ideal é consumir uma porção de 1 a 2 horas antes da prática de exercícios, o que garantirá o aporte necessário de energia durante o treino.

Quer ver mais dicas de nutrição e saúde? Então acesse nosso site e confira!

Deixe uma resposta