Como proporcionar um atendimento diferenciado na sua clínica

Em qualquer tipo de clínica, é cada vez mais importante pensar na forma como se lida com o paciente. Se no comércio o cliente ganha foco total do vendedor, na área da saúde o atendimento prestado não deve ser diferente. Além de fazer com que o paciente se sinta mais confortável, o atendimento de qualidade é um diferencial útil para quem quer garantir que o paciente se sinta compreendido e satisfeito e se torne um promotor do seu trabalho. Quer saber como atender seus pacientes de forma diferenciada? Confira!

Abra espaço para tirar dúvidas

Muitos nutricionistas costumam elaborar as dietas de seus pacientes e enviar virtualmente para eles. Isto já cria uma sensação de proximidade com o paciente. Porém, muitas vezes eles podem ter dúvidas sobre questões diversas: pode substituir tal alimento por outro?  Pode comer tal coisa? Não achei tal fruta, qual a melhor solução para substituir? Muitas questões podem ser resolvidas online sem ter que esperar uma nova consulta para isto. Porém, deixe claro que este é um espaço profissional, ou seja: você responderá os pacientes no horário de trabalho, de acordo com a demanda. Não adianta esperarem que a resposta virá às 23h de uma sexta-feira. Saiba estabelecer limites.

Crie um blog ou página em redes sociais

Muitas pessoas têm a visão de que o profissional da área de saúde é alguém distanciado, frio. Esta impressão pode ser quebrada se você criar espaços em que você estabelece uma relação de proximidade. Por exemplo, criar um blog com pesquisas recentes em uma linguagem compreensível para a maior parte do público, quebrando mitos, tirando as dúvidas mais comuns das pessoas pode mostrar que você é acessível, além de estabelecer um canal de comunicação com possível novos pacientes.

Lembre de datas importantes dos seus pacientes

Um mimo simples, como enviar um cartão no aniversário deles pode ser o diferencial entre você e outros profissionais que tratam os clientes com frieza. Para os mais antigos vale até uma ligação, algo mais íntimo que reflita os laços que construíram ao longo dos anos. No caso de pacientes mais recentes, vale um cartão enviado pelo correio, um e-mail, uma mensagem no perfil do Facebook (caso tenha). O importante é mostrar que você se importa com aquele paciente.

Crie um ambiente diferenciado no consultório

Sabe a ideia de que “a primeira impressão é a que fica”? Então, se você quer se aproximar de seus pacientes mais recentes, que tal investir em um ambiente diferenciado em seu consultório? Som ambiente, paredes coloridas, pufes, revistas para crianças, local com água, café e biscoitinhos para quem está na sala de espera, um ambiente mais intimista dentro do consultório, etc. O que importa é que ele se sinta bem acolhido no seu espaço, já criando uma boa impressão logo de cara.

Então, que tal colocar essas dicas para funcionar e se aproximar dos seus pacientes? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.

4 thoughts

Deixe uma resposta