5 formas de facilitar a rotina administrativa de sua clínica

Cumprir as funções de nutricionista e administrador, garantir o bem-estar e a saúde através de uma boa alimentação e equilibrar vida pessoal e profissional são desafios comuns àqueles que decidem ter sua própria clínica de nutrição. Para não perder o foco do que é essencial, isto é, a satisfação de seus pacientes com o seu serviço, é preciso otimizar a rotina administrativa. Para quem busca tempo e energia para se dedicar aos atendimentos e à rotina da nutrição, é necessário organização e estratégia. Por isso, separamos algumas dicas que podem facilitar a rotina administrativa de sua clínica, garantindo mais produtividade no seu dia a dia.

  1.        Use a tecnologia a seu favor

O mercado já disponibiliza diversas ferramentas que ajudam a potencializar suas tarefas, poupando tempo de clientes, de colaboradores e do próprio nutricionista. É o caso dos softwares que fornecem diversas ferramentas que tornam sua consulta mais completa e mais eficiente. Alguns oferecem ferramentas para construir a dieta, realizar avaliação física, enviar receitas, e-mails e manter o contato com o paciente.

Registrar cadastros, localizar dados de clientes, atualizar agenda de consultas são outras facilidades que esse tipo de ferramenta possibilita de forma rápida e segura. Para quem quer uma rotina descomplicada, o auxílio de um software é fundamental e garante eficiência para o gerenciamento da rotina administrativa.

  1.        Planeje sua rotina 

Uma das formas de incluir produtividade na sua rotina é fracionando o tempo a ser despendido para todas as atividades que necessitam ser feitas. Assim, é necessário determinar quanto tempo você precisa para realizar as atividades funcionais e quanto tempo leva para executar as atividades administrativas propriamente. A partir desse mapeamento é possível definir um horário para cuidar de cada um dos assuntos relacionados à gestão da clínica e também ao cuidado com pacientes e clientes.

Uma forma de ser eficiente é verificando o número de atendimentos que são feitos em média e quais os horários de maior procura por pacientes e clientes. Com isso, fica mais fácil definir um período para trabalhar nas atividades administrativas sem prejudicar as tarefas essenciais à clínica. 

  1.        Delegue tarefas

Dificilmente um profissional sozinho consegue cuidar de todos os assuntos de sua clínica, por isso, é importante contar com uma equipe de profissionais de confiança que seja capaz de auxiliá-lo. Mas de nada adianta ter bons profissionais ao seu lado se você não sabe delegar. É preciso compartilhar responsabilidades para que a rotina se torne mais leve e também mais eficiente. Dividir responsabilidades ajuda não apenas a aliviar o tempo, mas também a construir boas relações. Na medida em que as pessoas se sentem importantes para cuidar de responsabilidades, se sentem motivadas além de se apropriarem das atividades da clínica. Saber delegar é fundamental para quem quer ser eficiente e ter um bom gerenciamento.

  1.        Estabeleça prioridades

Vivemos em um mundo de urgências onde priorizar vem sendo uma tarefa cada dia mais difícil. Tempo, no entanto, é um recurso limitado e necessita ser bem administrado. Para evitar estresses com o acúmulo de tarefas, o ideal é estabelecer prioridades e ir resolvendo cada questão de acordo com a importância que ela representa naquele dia.

O ideal é priorizar as tarefas de fácil e rápida execução primeiro, para depois seguir com as tarefas de maior complexidade. “Limpar” a lista de tarefas que podem ser executadas de maneira fácil e rápida ajuda a manter a motivação, além de ser bastante eficaz.  Dedicar muito tempo do seu dia a dia em tarefas que não farão muita diferença para a clínica equivalem a desperdício de tempo. Por isso, busque avaliar de maneira criteriosa tudo aquilo que efetivamente é necessário para aquele dia.

  1.         Otimize sua mobilidade

Pode parecer bobagem, no entanto, pensar a logística de suas atividades é uma tarefa essencial para quem busca produtividade na rotina diária. Muitos profissionais perdem demasiado tempo no trânsito para resolverem coisas extremamente burocráticas. Por isso avalie com cuidado as opções encontradas no seu bairro para banco, correios entre outros. Estar perto desses locais pode poupar tempo e recursos na hora de executar tarefas administrativas comuns à qualquer negócio.

Busque implementar uma rotina administrativa e aos poucos vá testando essas possibilidades. Certamente será possível ter uma rotina menos desgastante e mais produtiva.

Você tem alguma outra dica para quem quer facilitar a rotina da clínica? Deixe um comentário!

One thought

Deixe uma resposta